"É ATRAVÉS DA VIA EMOCIONAL QUE A CRIANÇA APREENDE O MUNDO EXTERIOR, E SE CONSTRÓI ENQUANTO PESSOA"
João dos Santos

sexta-feira

Psicoterapia com Crianças

Os primeiros anos de vida de uma criança são caracterizados por aquisições, evoluções e desenvolvimentos extremamente rápidos. De um mês para o outro, os pais observam novas competências e estão permanentemente inquietos para descobrir como é o seu filho e como vai ser no futuro. Pequenos atrasos no desenvolvimento ou simplesmente uma certa lentificação do desenvolvimento de certas competências pode gerar ansiedades fortes nos pais que temem que o seu filho "não seja normal".

A psicologia da infância é uma área da psicologia que possuí profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e o psicólogo pode, mediante a observação e interacção com uma criança (brincando com ela), perceber se o seu desenvolvimento se está a processar dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou pelo contrário acelerado . Para além dos problemas de desenvolvimento as crianças podem apresentar uma série de outras dificuldades que são também facilmente identificadas por um psicólogo devidamente treinado ou até mesmo pelos familiares e/ou professores.
Apresentamos de seguida algumas das dificuldades que podem ser sentidas pelas crianças e devem ser alvo da atenção (e eventualmente psicoterapia) de um psicólogo:
  • Problemas relacionados com a aquisição da fala ou da marcha
  • Lutos e perdas ( morte de familiares, divorcio dos pais..)
  • Problemas relacionados com o controle dos esfíncteres
  • Problemas do sono - pesadelos e insónias
  • Problemas relacionados com o desempenho escolar
  • Problemas relacionados com a alimentação
  • Problemas de comportamento - Agressividade e violência
  • Medos e ansiedade (fobias e ansiedade)
  • Tristeza, apatia e indiferença (depressão)
  • Problemas com a integração num grupo de amigos
Numa fase inicial proceder-se-à a uma avaliação psicológica da criança de forma a fazer uma avaliação das competências cognitivas da criança assim como do seu desenvolvimento e do seu funcionamento mental.
Após esta avaliação será então decidida a terapêutica mais indicada para a criança.

A Ludoterapia é um processo terapêutico indicado para os mais pequeninos. Baseia-se no brincar e tem como objectivo a resolução das dificuldades que estão na origem dos aspectos patológicos que levam ao adoecer psíquico.Pode ser indicada em dificuldades relacionais, problemas de comportamento, enurese e encoprese, ansiedade, fobias, depressão etc.

2 comentários:

  1. meu filho esta com dificuldade na escola ,q fazer?
    obrigada.....

    ResponderEliminar
  2. Olá, meu filho tem 3 anos e não respeita o pai dele. O pai trabalha em São Paulo e nós moramos em Campinas, por causa do emprego ele não pode estar em casa todos os dias, aliás, ele vem pra casa cada 6 dias e fica dois com a gente. Nestes dois dias eles brincam muito, mas, na hora de falar sério meu filho não o obedece e ergue a mão pra bater nele ou até joga algo que tiver na mão, comigo ele também tenta, mas, eu dou mais limite e chego a ameaçar de dar uma palmada, aí ele para, mas, com meu marido é diferente, na casa de parentes quando ele não obedece, o pai fala assim olha se não parar vou chamar sua mãe, as pessoas até riem disso. Fico muito chateada com a situação e gostaria de saber onde erramos e o que podemos fazer pra mudar isso. Se puder nos ajudar seremos muito gratos.

    ResponderEliminar