"É ATRAVÉS DA VIA EMOCIONAL QUE A CRIANÇA APREENDE O MUNDO EXTERIOR, E SE CONSTRÓI ENQUANTO PESSOA"
João dos Santos

segunda-feira, março 18, 2019

A Orientação Vocacional na Adolescência


E agora? Que curso escolher?


- A Orientação Vocacional na Adolescência - 


Escolher um curso e saber qual a profissão que melhor se adapta à vocação pessoal, são decisões fundamentais na nossa vida. Grande parte da nossa realização pessoal está na profissão que vamos exercer na vida adulta. Por tudo isto, mas sobretudo por estarem num momento de intensas modificações físicas e psicológicas, é perfeitamente natural que os adolescentes se sintam inseguros e com muitas dúvidas perante um momento de escolha, tão importante como este, pelo que o processo de escolha pode ser marcado por ansiedade e medos em relação ao futuro.

Neste sentido, a Orientação Vocacional propõe-se a auxiliar os jovens a lidar melhor com esses sentimentos, promovendo o autoconhecimento e reflexão sobre a escolha profissional.

A orientação vocacional deve ser compreendida como um processo que envolve diversas atividades e instrumentos de avaliação específicos, com intenção de compreender os interesses profissionais, aptidões, valores e características de personalidade de cada um, facilitando, desta forma, a tomada de decisão em relação ao futuro.

Fases do processo de avaliação em orientação:
1.     Recolha de informação escolar, pessoal e familiar;
2.     Avaliação de valores e características de personalidade;
3.     Avaliação diagnóstica de aptidões e interesses;
4.     Estabelecimento de objetivos e das próximas decisões.
Desta forma, o jovem irá sentir-se mais seguro na hora de tomar uma decisão, tendo em conta que será uma decisão profundamente refletida, mas sobretudo fundamentada nas suas características pessoais, interesses e aptidões, sempre tendo em conta os seus desejos e objetivos para o seu próprio futuro.

Se o seu filho está indeciso em relação à área de estudos a escolher ou não tem a certeza sobre o percurso a fazer quando terminar o ensino secundário, podemos ajudá-lo neste momento de indecisão, aconselhando-o e direcionando-o no seu percurso pessoal, académico ou profissional.

Se precisar de ajuda, contacte-nos! 


Dr.ª Sara Loios
Psicóloga Clínica de Crianças, Adolescentes e Famílias
Cédula Profissional nº 20837

Sem comentários:

Publicar um comentário