"É ATRAVÉS DA VIA EMOCIONAL QUE A CRIANÇA APREENDE O MUNDO EXTERIOR, E SE CONSTRÓI ENQUANTO PESSOA"
João dos Santos

segunda-feira, novembro 14, 2022

Pós-Parto: Quando Pedir Ajuda

Pós-parto: Um pedido de Ajuda 


Pese embora o nascimento de um filho faça parte dos momentos mais importantes das nossas vidas, o cuidado, a atenção e a dedicação que implica cuidar do nosso bebé não é uma tarefa fácil, principalmente quando nos encontramos sozinhas/os no processo. 

Por vezes, parece que todas as nossas reservas se estão a esgotar e nem sequer sabemos como conseguimos “sobreviver” a mais um dia, sendo provável que tal aconteça por nos sentirmos exaustas/os. 


No meio deste processo, podemos vir a ser invadidas/os por um misto de sentimentos que oscilam entre as saudades do nosso eu antes de sermos pais, entrelaçado com a felicidade do nosso eu agora, certamente mais rico. Ocasionalmente, pode também acontecer sermos atropelados por pensamentos e fantasias não aceitáveis moralmente e, por isso, não os partilhamos e, assim, acabamos por os tornar maiores na nossa mente, dificultando a forma como poderemos lidar com eles e desconstruí-los.

Torna-se assim importante que tenhamos alguém que nos ouça, que sinta connosco todas estas questões e que nos ofereça tranquilidade, ajudando-nos a ultrapassar a nossa ansiedade, a conter as nossas frustrações e, a aceitar os nossos sentimentos, mesmo os menos adequados.

Esta ajuda para lidar com os sentimentos difíceis é fundamental, uma vez que, só assim, conseguiremos conter os sentimentos do nosso bebé e funcionarmos como uma âncora na sua vida.

Caso esteja a vivenciar esta situação ou uma situação semelhante em que sinta que precisa de ajuda, não hesite em pedi-la, o acompanhamento psicológico poderá apoiá-la(o) nesta situação.


Dra. Daniela Morbey 
Psicóloga Clínica
Cédula Profissional nº 15565

Sem comentários:

Enviar um comentário