Gratidão
Setembro é, habitualmente, um mês de recomeços. O Verão permite tanto a crianças, como a jovens e adultos momentos de descontração e relaxamento, usufruir de maior tempo ao ar livre e na natureza, sair da rotina do dia-a-dia.
No início deste mês e com a passagem para o Outono as obrigações regressam, tanto com o reinício das aulas como da vida laboral. Este recomeço pode, muitas vezes trazer de volta sensações de mal-estar, ansiedade, tristeza. Não é tarefa fácil, prolongar a sensação de bem-estar vivida durante as férias, para os dias comuns, em que muitas vezes as tarefas se acumulam e deixamos o nosso espaço pessoal ou em família de lado para conseguir fazer “check” em tudo.
No passado dia 21 de setembro foi celebrado o dia mundial da gratidão. Vimos aqui recordar este dia, pois acreditamos que trazer mais momentos de gratidão para o dia-a-dia, pode contribuir para aumentar a sensação de bem-estar.
A gratidão é a expressão de apreço por algo que se tem ou pelo qual se passou. É o reconhecimento de valor em algo, independentemente do seu custo monetário. Existem algumas áreas do cérebro que estão associadas à gratidão e a sua expressão aumenta o seu uso futuro. Esta prática permite descentralizar o foco de emoções mais desagradáveis ajudando a balancear a visão interna destas mesmas emoções.
Algumas formas de expressar gratidão podem ser:
- Retirar um momento da sua semana para recordar algo que lhe dá prazer, ou mesmo fazê-lo;
- Escrever sobre um ou dois momentos importantes na semana e pelo qual está grato/a;
- Imaginar como seria a sua vida se algo positivo não tivesse acontecido;
- Agradecer a outros à sua volta pela sua contribuição em algo na sua vida, não esquecendo o seu próprio mérito;
- Estar junto de amigos e familiares que o/a façam sentir acolhido/a;
- Ajudar uma criança a desenhar uma coisa pela qual se sinta agradecida, nessa semana.
É, igualmente, importante perceber que não se deve fazer um esforço por estar grato em momentos dolorosos ou por tudo o que se tem, e que todas as emoções são válidas e existe espaço para as expressar.
Os recomeços nem sempre são fáceis, assim como a expressão das nossas emoções face aos mesmos. Saiba que, nestes momentos, não tem de estar sozinho/a e pode pedir ajuda.
Dra. Joana Teixeira
Psicóloga Clínica
Cédula Profissional nº 21107
Sem comentários:
Enviar um comentário