"É ATRAVÉS DA VIA EMOCIONAL QUE A CRIANÇA APREENDE O MUNDO EXTERIOR, E SE CONSTRÓI ENQUANTO PESSOA"
João dos Santos

sábado, janeiro 16, 2021

As Diferenças entre Tristeza e Depressão

 O que distingue a Tristeza da Depressão...

Cada vez mais importa sensibilizar e consciencializar as pessoas para a distinção entre estados de tristeza e depressão efetiva. Em casos extremos, a diferença é profunda e bastante nítida, no entanto, tal desigualdade, torna-se também menos clara com bastante frequência, já que a depressão e a tristeza coexistem e interligam-se.

A diferença reside essencialmente nas causas e na duração dessa mesma tristeza. “normal” ficarmos tristes com o falecimento de alguém que nos é próximo, contudo, deixa de ser “normal” se tais sintomas se prolongarem por longos períodos de tempo, interferindo significativamente nos vários domínios da vida da pessoa.

A tristeza deve então ser pensada como uma resposta universal perante situações de perda, derrota, desapontamento e outras contrariedades. A tristeza poderá caracterizar-se por uma dor saudável, onde não existe desesperança e sendo causada por uma circunstância externa. 

Contudo, no caso da depressão, mesmo que as circunstâncias externas sejam idênticas, o sentimento de dor parece que se estende a circunstâncias que vão para além das externas. Neste caso, embora não se possam alterar as condições externas, é possível modificar componentes internas. Ou seja, cabe- nos a nós, recorrendo a ajuda especializada, tentar compreender o ciclo depressivo, e só assim se torna possível quebrá-lo.

Por sua vez, a depressão inclui diminuição da autoestima e, por vezes, ideação ou risco de suicídio. É uma perturbação do humor que afeta o funcionamento da pessoa em diversos domínios, nomeadamente, a capacidade de pensar, de estabelecer relações interpessoais, de trabalhar, entre outros aspetos.

Todas as pessoas em alguma ocasião vivenciam sentimentos de tristeza, mas normalmente esses sentimentos passam após alguns dias, situação que não acontece quando a pessoa desenvolve uma perturbação do humor.

De uma forma geral, a depressão deve ser entendida como uma perturbação psicológica que vai muito para além de um estado temporário de humor. É um conjunto de experiências que têm impacto ao nível do humor, funcionamento físico, capacidade de pensar e comportamentos. 

Se precisar de ajuda, contacte-nos! 
Dr.ª Sara Loios
Psicóloga Clínica
Cédula Profissional nº 20837


Sem comentários:

Enviar um comentário