Orientação Vocacional
Área de Estudos, Cursos, Mudanças de Carreira -
Um processo de Tomada de Decisão
Escolher um curso, saber qual a profissão que melhor se adapta à vocação pessoal, ou mesmo qual a área de estudos escolher no final do 9º ano, são decisões fundamentais na nossa vida. Grande parte da nossa realização pessoal está na profissão que vamos exercer na vida adulta. Por tudo isto, mas sobretudo por estarem num momento de intensas modificações físicas e psicológicas, é perfeitamente natural que os adolescentes se sintam inseguros e com muitas dúvidas perante um momento de escolha, tão importante como este, pelo que o processo de escolha pode ser marcado por ansiedade e medos em relação ao futuro.
Neste sentido, a Orientação Vocacional propõe-se a auxiliar os jovens a lidar melhor com esses sentimentos, promovendo o autoconhecimento e reflexão sobre a escolha escolar e profissional.
A orientação vocacional deve ser compreendida como um processo que envolve diversas atividades e instrumentos de avaliação específicos, com intenção de compreender os interesses profissionais, aptidões, valores e características de personalidade de cada um, facilitando, desta forma, a tomada de decisão em relação ao futuro.
Fases do processo de avaliação em orientação:
1. Recolha de informação escolar, pessoal e familiar;
2. Avaliação de valores e características de personalidade;
3. Avaliação diagnóstica de aptidões e interesses;
4. Estabelecimento de objetivos e das próximas decisões.
Desta forma, o jovem irá sentir-se mais seguro na hora de tomar uma decisão, tendo em conta que será uma decisão profundamente refletida, mas sobretudo fundamentada nas suas características pessoais, interesses e aptidões, sempre tendo em conta os seus desejos e objetivos para o seu próprio futuro.
Se o seu filho está indeciso em relação à área de estudos a escolher no final do 9ºano, ou não tem a certeza sobre o percurso a fazer quando terminar o secundário, podemos ajudá-lo neste momento de indecisão, aconselhando-o e direcionando-o no seu percurso pessoal, académico ou profissional.
Apesar de alguns alunos ainda se encontrarem com as aulas presenciais suspensas, o seu futuro não deve ficar em stand-by. A vida continuará e a tomada de decisão continua a ser uma necessidade. Resiliência, adaptação e flexibilidade são as características que melhor predizem o nosso bem-estar e crescimento pós-traumático.
Por isto mesmo, estamos disponíveis para o ajudar neste processo, através de sessões dinamizadas por videoconferência. Sem sair de casa, sem correr riscos, tudo no conforto e segurança de sua casa.
Se precisar de ajuda, contacte-nos!
Dr.ª Sara Loios
Psicóloga Clínica
Cédula Profissional nº 20837
Sem comentários:
Enviar um comentário